quinta-feira, 12 de agosto de 2010 1 comentários

O mundo respirando Marketing

Se levarmos em conta que precisamos estudar, promover e divulgar um produto, marca, serviço, corporação ou até mesmo a si próprio, fica fácil compreender as mudanças que o Marketing sofreu ao longo dos anos. Onde quer que estejamos, onde quer que olhemos, podemos notar sua presença. É correto afirmar que ele nunca esteve tão presente em nossas vidas, e estamos tão ligados a ele que sequer notamos de imediato.

Sim, nós respiramos o Marketing. E somos a Geração 2.0.
                                                                            
Mas o que isso significa?

Para entendermos, precisamos entender o Marketing do passado. Segundo Raimar Richers, a deifnição para Marketing é a seguinte:

“Marketing são as atividades sistemáticas de uma organização humana, voltada para a busca e realização de trocas com seu meio ambiente, visando benefícios específicos”.

Com base na definição acima, tomamos nota de como era prática e direta a relação principal prezada pelos princípios do Marketing. A ligação entre produtor e consumidor era clara, com dois lados definidos: o que pensava e produzia e o que consumia e avaliava. O consumidor satisfazia-se em ser seduzido e procurava pelos serviços e produtos de seu interesse e desejo.

Com o passar dos anos e o avanço tecnológico dominando cada vez mais o mundo, o Marketing ganhou novas diretrizes. Deixando de ser uma via de mão única, criou raízes e foi estudar cada vez mais o consumidor e suas necessidades, a mudança de gostos e adaptando-se à uma nova geração que crescia e ganhava força: a Geração 2.0 .
Citamos no começo do tópico sobre como o Marketing está entrelaçado em nossas vidas. Podemos ter tal afirmação como um fato, de acordo com pesquisas especializadas em comportamento do consumidor. O Marketing da nova geração é voltado para a Internet, onde encontra-se um número considerável de consumidores de serviços e produtos.

A Geração 2.0 nada mais é do que a geração envolvida pela tecnologia, que está cada vez mais exigente e pesquisa cada vez mais sobre assuntos, serviços e produtos de seu interesse. Com a facilidade da propagação de informações e acesso às mesmas, este novo perfil de consumidor é procurado por empresas e marcas oferecendo seus serviços. Já não são os consumidores que buscam, eles são procurados.

A linha que diferencia o Marketing do presente do utilizado no passado não é tênue. Ela é agressiva de forma positiva, e assim será o Marketing do futuro. Se hoje nós, consumidores dessa geração que almeja as facilidades da tecnologia, já somos exigentes, as gerações futuras lidarão com um Marketing cada vez mais ativo e diferenciado.

E que venham as inovações.

“Marketing não é um evento, mas um processo. Ele tem um começo, um meio, mas nunca um final, pois ele é um processo. Você melhora, aperfeiçoa, e até interrompe, mas nunca para o processo completamente.”
(Jay Conrad Levinson)


                                                                                                                                                                     

1 Response to O mundo respirando Marketing

17 de agosto de 2010 às 07:12

Olá, meninas.

Falta apenas a Helaine inserir informações sobre o trabalho dela e você escolherem algumas imagens para ilustrar os texto.

Parabéns Cecília! Você escreve muito bem e é muito bom ver assuntos atuais como, MKT 2.0 discutidos aqui.

Postar um comentário