quinta-feira, 12 de agosto de 2010 1 comentários

O Marketing atual: as novas diretrizes de planejamento estratégico

Se existe uma área que cada vez mais necessita de profissionais qualificados e atualizados são os especializados em Marketing. Quem escolher seguir neste ramo de atuação precisa estar inteirado sobre as novas perspectivas da profissão, assim como totalmente por dentro das tendências virtuais que o mercado atual abrange.

O planejamento estratégico é aliado ao Mix de formado pelos quatro “P”: Produto, Preço, Praça e Promoção. Tais fatores são combinados entre si a modo de serem aliados ao conhecimento que se tem do consumidor atual. E o mercado do Marketing precisa atingir essa nova demanda de exigências e conhecimento daqueles que consomem ativamente produtos e serviços.

Atualmente, o mercado “marketeiro” segue a tendência do virtual para atingir seus consumidores. Uma das áreas de atuação de maior credibilidade e abrangência é a das redes sociais e seus internautas. A Geração 2.0 é o maior alvo do mercado do Marketing nos dias de hoje, e sem dúvida a mobilização para atender essa demanda já acontece há pelo menos cinco anos. As adequações e os estudos voltados para esse tipo de público buscam apoio em estratégias onde se correm riscos, porém se tem um retorno muito mais rápido devido à facilidade de se obter feedback dos usuários.

O Marketing Organizacional também tem seu papel de destaque. Ele faz-se presente nas corporações que se preocupam em manter uma comunicação com seus clientes, elaborando idéias de como se divulgar uma marca ou produto, e traçar as melhores maneiras de como manter “em ordem” toda a divulgação que diz respeito à organização em que se encontra. Nesse segmento do Marketing podemos encontrar, por exemplo, profissionais aptos a manter “limpo” o nome das empresas no que diz respeito ao desenvolvimento de campanhas de vendas e divulgação sem que ocorra de forma agressiva.

Já o Marketing de serviços é provavelmente aquele que melhor estuda e estratégia as maneiras de se adequar ao cliente. O conserto de um eletrodoméstico, por exemplo, pode ser uma experiência agradável mesmo com todo o transtorno que isso causa, se a empresa possuir um meio de entender e agilizar a prestação de serviço ao seu cliente. Este ramo do Marketing visa, acima de tudo, manter contato direto com seu cliente consumidor de forma a agir de acordo com as expectativas do mesmo.

Segundo Michael Mescon, escritor norte-americano especialista em Marketing de serviços :

"Seja móveis, roupas, ou saúde, muitas indústrias hoje estão fazendo marketing de nada mais que mercadorias - nada mais, nada menos. O que fará a diferença a longo prazo é o cuidado e satisfação dos consumidores."

Simplificando a definição acima, Mescon é direto e simples ao defender que não importa onde se aplica o Marketing, o que importa é a satisfação do cliente, desde o primeiro contato, até as formas variadas de atingir o consumidor e o pós-venda, muito importante e utilizado no mercado atual.

Seja no ramo virtual, online ou presencial e ativo como o marketing de serviços, o mercado do Marketing e o profissional precisam antes de tudo entender os costumes de uma sociedade que “produz” cada vez mais novas exigências e procura de forma intensa por diferenciais. São essas visões que tornam fundamental a existência do setor em qualquer área de atuação.



Fonte:

1 Response to O Marketing atual: as novas diretrizes de planejamento estratégico

13 de agosto de 2010 às 06:08

Muito bom.

Está ficando muito organizado e bonito. Os textos sobre marketing são muito bons, mas precisam que se diga de onde foram copiados.

Aguardo mais avanços.

Postar um comentário